sexta-feira, 21 de junho de 2013

Marcos Fogato (Metal Storm), ideologia e compromisso ao underground nacional

Por Renato Nascimento: A grande maioria das rádios rock do Brasil, e do mundo, sempre dedicaram a maior parte de suas programações ao mainstream, as pessoas que quisessem conhecer o trabalho das bandas underground tinham que muitas vezes ir direto aos shows para se obter material das bandas, isso limitava muito as fronteiras entre os artistas e o público de diferentes estados, e o apreciador do som underground ficava fadado a conhecer apenas o que rolava na sua região, ou ainda o que lhe era mostrado pelas escassas mídias impressas dedicadas ao underground. Hoje em dia com a popularização da internet, as fronteiras entre bandas e público de diferentes estados se tornam cada vez mais tênues, você pode por exemplo facilmente solicitar o material de seu interesse direto das distros, ou até mesmo através das bandas, graças ao facebook e outras redes sociais. Mas isso ainda não conseguiu mudar muito a rotina das bandas/hordas que batalham pelo underground em nosso país, as bandas ainda carecem de espaço para se apresentarem (espaço este, além de escasso, que precisa ser divido com as atrações internacionais), e espaço também para difundirem sua ideologia e música. Marcos Fogato, criador do programa Metal Storm, observou este fato e decidiu se mobilizar em prol da causa, seu programa ia ao ar pela MKK webradio e vinculava apenas bandas underground que praticam som extremo. Confiram o bate papo que tive com ele!


Marcos Fogato

Ruído Macabro: Você era o responsável pelo Metal Storm, um programa que ia ao ar nas noites de  sábado pela  webradio eclética MKK, o programa tinha como foco unicamente divulgar o som extremo underground nacional. Quais foram os motivos que te levaram a abandonar a MKK e quanto tempo o programa ficou no ar?
Marcos Fogato: SIM RENATO, DEI INÍCIO AO METAL STORM EM MEADOS DE JUNHO DE 2012, LOGO QUANDO FINALIZEI UM CURSO DE RADIALISMO, SETOR LOCUÇÃO, IA AO AR DE SEGUNDA À SEXTA DAS 14H ÀS 16H, NA WEB RÁDIO METAL GENERATION, DE SOROCABA, TRANSMITIA DE CASA MESMO, SEM PROFISSIONALISMO NENHUM, FIQUEI LÁ POR DOIS OU TRÊS MESES, ATÉ SER CONVIDADO A COLOCAR A PROGRAMAÇÃO DO METAL STORM NA MKK WEB RÁDIO, UMA RÁDIO NA INTERNET MUITO MAIS PROFISSIONAL DO QUE MUITAS QUE EXISTE POR AÍ, PORÉM ERA RESERVADO A MIM APENAS UMA HORA NAS NOITES DE SÁBADO, DAS 20H ÀS 21H.
O PROBLEMA MAIOR DA MKK ERA O TIPO DE PROGRAMAÇÃO, É UMA WEB RÁDIO ECLÉTICA, ISSO CAUSAVA TRANSTORNO NA HORA DE CONTATAR AS HORDAS PARA DISPONIBILIZAR O MATERIAL PRA COLOCAR NA GRADE, MAS MESMO ASSIM FIQUEI POR LÁ POR EXATOS SEIS MESES, ATÉ UM FURO DA PARTE DA DIREÇÃO ME DEIXAR MUITO IRRITADO, OU SEJA JOGUEI MERDA NO VENTILADOR.
MESMO ASSIM CONSEGUI CONTATO COM MUITAS HORDAS NACIONAIS, DE NORTE A SUL DO PAÍS, FOI ISSO QUE FEZ O PROGRAMA DURAR ESTES ÓTIMOS SEIS MESES, DE SETEMBRO DE 2012 ATÉ MARÇO DE 2013.
AGORA TENHO UM PROJETO NOVO PARA O METAL STORM, RADIO/BLOG: http://radiometalstorm.blogspot.com


Ruído macabro: Quais são suas influencias, e o que te levou a desempenhar este trabalho?
M. Fogato: O UNDERGROUND NACIONAL É POUCO DIVULGADO NO BRASIL, POIS AQUI SE DÁ MAIOR IMPORTÂNCIA ÀS HORDAS E BANDAS "GRINGAS", ENTÃO QUIS FAZER ALGO PRA DIVULGAR AS BANDAS QUE JAZEM NESTE SOLO, E DEU CERTO, ESPERO LEVAR MUITO MAIS ADIANTE ESTE TRABALHO, POIS É O QUE EU AMO FAZER, CARA, E SEI QUE HÁ UMA RECIPROCIDADE MUITO GRANDE DA PARTE DAS HORDAS QUE VENHO APRESENTANDO DESDE QUANDO COMECEI ESSE PROJETO, GRANA NÃO ME PREDISPÕE NESSE TRAMPO, APENAS O FATO DE CONTRIBUIR DE UMA MANEIRA COM A CENA UNDERGROUND DO BRASIL!

Ruído Macabro: Como você selecionava os sons e bandas/hordas que figuravam no Metal Storm?
M. Fogato: BOM RENATO, FALEI QUE TINHA POUCO TEMPO PROGRAMAÇÃO NA MKK, APENAS UMA HORA ME ERA RESERVADO, ENTÃO EU SELECIONAVA QUATRO BANDAS POR SEMANA E CADA BANDA DUAS MÚSICAS, E QUANDO A MUSICA ERA CURTA COLOCAVA TRÊS, SENÃO PASSAVA UMA HORA E CORTAVA NO FINAL SEM EU FINALIZAR O PROGRAMA, ENTÃO ERA BEM MEDIDO, SELECIONAVA AS BANDAS QUE MANDAVA PRIMEIRO O MATERIAL, POR FILA SACAS? POIS TODAS AS HORDAS MERECIAM SER TOCADAS, QUANDO O SOM ERA GRAVADO EM ESTÚDIO OU ALGO PARECIDO, POIS A QUALIDADE DO SOM GRAVADO AO VIVO VOCÊ SABE QUE NÃO É LEGAL, (RISOS), AGORA COM O PROJETO "RÁDIO METAL STORM" SERÁ DIFERENTE VOU DISPONIBILIZAR MUITO ESPAÇO, NÃO SÓ PARA BANDAS, MAS TAMBÉM PARA ZINES, DISTROS E PEQUENAS GRAVADORAS, QUE QUEIRAM FECHAR UMA PARCERIA, ESTAS TANTO COMO EU, DIVULGAM O METAL EXTREMO NACIONAL!


Ruído Macabro: Quais os seus planos para o futuro, você pretende continuar com o Metal Storm em alguma outra webradio?
M. Fogato: O PROJETO RADIO/BLOG EU COMECEI RECENTEMENTE, MAS JÁ HAVIA IMAGINADO ALGO PARECIDO HÁ ALGUM TEMPO, MAS POR PREGUIÇA E MAIS AINDA POR FALTA DE TEMPO NÃO COLOCAVA EM PRÁTICA, ESSE PROJETO TERÁ 24 HORAS COM HORDAS NACIONAIS AUTORAIS.

Ruído Macabro: Quais foram as bandas/hordas que mais se destacaram na programação do Metal Storm na sua opinião?
M. Fogato: CARA, SÃO MUITAS, TENHO MUITOS BROTHERS QUE FAZEM UM SOM BEM PROFISSIONAL, OS CARAS DO SODOMA DE JOÃO PESSOA/PB, IMPERIUM OF IBLIS DE CURITIBA/PR, HOLDER DE MARINGÁ/PR, SOUTHERN WARFRONT DE ERECHIM/RS, NERVO CHAOS DE SÃO PAULO, NEPHILIM DE ARAPONGAS/PR, UNEARTHLY DO RIO DE JANEIRO, FREEZING DE RIBEIRÃO DAS NEVES/MG, NÃO DÁ PRA DETALHAR A MAIORIA, SÃO MUITAS, E OLHA QUE EU NÃO FALEI DOS PROJETOS "ONE MAN BAND", QUE TAMBÉM JÁ COLOQUEI NA GRADE DO METAL STORM, É SÓ CLICAR AQUI: http://radiometalstorm.blogspot.com, E VOCÊS OUVIRÃO OS RUÍDOS NEGROS QUE FAZEM PARTE DO METAL STORM

Ruído Macabro: Como você avalia a cena de São Paulo, e qual bandas/hordas você destacaria?
M. Fogato: NA MINHA CONCEPÇÃO SÃO PAULO, ABC E REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO TEM A CENA MAIS FORTE DO BRASIL, POIS SÃO MUITAS HORDAS, SARDONIC IMPIOUS DE ATIBAIA, SPIRITUAL HATE DE DIADEMA, JUSTABELI TAMBÉM DE DIADEMA, MORK VISDOM DE SÃO PAULO, MADNESS DE SOROCABA, BLACK ACHEMOTH DE SÃO PAULO, AMORT DE DIADEMA

Ruído Macabro: Como todos sabem, nosso país está em um momento de protestos e manifestações,  como você se posiciona em relação aos acontecimentos?
M. Fogato: ACHO VÁLIDA TODA E QUALQUER FORMA DE REIVINDICAÇÃO POLÍTICA E OUTRAS QUE ACONTECE NO BRASIL, COM EXCEÇÃO ÀQUELAS QUE CONTRIBUEM COM O ENFRAQUECIMENTO INTELECTUAL DO PAÍS, COMO MARCHA PRO BASTARDO, PARADA GAY, MARCHA DA MACONHA, PEDALAR PELADO ESSAS PORRAS QUE ACONTECE EM SÃO PAULO.
A POPULAÇÃO DEMOROU MUITO PRA ACORDAR PRA VIDA, O BRASIL É MAIOR PAÍS DA AMERICA LATINA, E TAMBÉM O PAÍS COM O MAIOR NÚMERO DE PESSOAS ALIENADAS, POR NOVELAS, FUTEBOL E CARNAVAL, OU SEJA A TV ENFRAQUECEU MUITA GENTE, POIS ESTAS NÃO SEQUER LEEM UM BOM JORNAL, SÓ ASSISTEM A UMA NOTÍCIA COMENTADA UNIFORMEMENTE SEM NENHUM TIPO DE SENSO CRÍTICO, AINDA BEM QUE A INTERNET TEM CONTRIBUÍDO PARA O FORTALECIMENTO POLÍTICO DAS PESSOAS, AFINAL O POVO JÁ SE CANSOU DE SER PASSADO PRA TRÁS.
AGORA NÃO SE PODE FAZER NADA COM VIOLÊNCIA E VANDALISMO, FIQUEI INDIGNADO QUANDO VI CIVIS E MILITARES MACHUCADOS, POR BALA DE BORRACHA E PEDRADAS, RESPECTIVAMENTE FALANDO!


Ruído Macabro: Para finalizar, cite 3 trabalhos (demos, albums e etc.) de bandas/hordas que você considere indispensáveis para quem aprecia o metal extremo.
M. Fogato: PERGUNTA DIFÍCIL CARA!
PRA FACILITAR VOU CITAR TRÊS NACIONAIS E TRÊS GRINGAS:

1º-SARCÓFAGO - THE LAWS OF SCOURGE
2º- KRISIUN - CONQUERORS OF ARMAGEDDON
3º- VULCANO - BLOODY VENGEANCE

AS GRINGAS AGORA:
1º- MAYHEM - DE MYSTERIIS DOM SATHANAS
2º- LORD BELIAL - KISS THE GOAT
3º- DISSECTION - STORM OF THE LIGHT'S BANE.

2 comentários:

  1. Olá Bom Dia! Aqui quem fala é Markko Mendes ( Diretor Geral) da MkkWeb Rádio, fiquei sabendo dessa matéria atraves de um amante do metal como eu também sou,fico muito feliz saber que o underground em suas vertentes esta cada vez mais forte! Opa Sera?
    Lamentavel a entrevista concedida pelo Marcos Fogato, no qual demos a oportunidade para ter o programa Metal Storm na grade da programação.
    Em primeiro lugar pela democracia cada ação tem uma reação, e lógico direito de resposta!
    O comunicador Marcos Fogato foi indicado após ter terminado seu curso de radialista, no qual nos
    procurou e no exato momento sem nenhuma burocracia, demos a oportunidade ao mesmo.
    Porque?Porque a MkkWeb Rádio sempre teve como objetivo resgatar e dar oportunidade a verdadeira cultura do país, isso também aos novos.
    Eu Markko Mendes sou músico desde 82, onde me destaquei em vários movimentos do rock, sendo citado nos principais meios de comunicação como Rock Brigade,Roadie Crew,Colunista da Guitar Player e Cover Guitarra além de ser formado em comunicação e jornalismo.
    A MkkWeb Rádio toca sim várias vertentes como Rock Geral,Jazz, Instrumental,Fusion, MPB e principalmente bandas e artístas independentes, esse é o nosso maior fóco.
    Nós demos a oportunidade ao Marcos Fogato para dar-lhe o suporte de material ao seu programa a nossa parceira o portal Metal Press de fortalecer vosso programa, para que ele cuidasse realmente da parte do metal na emissora, mas não aceitou.
    Ele almejava na emissora além do Metal Storm apresentar outro programa direcionado ao rock dos anos 70/80 e 90 , opa mas como assim? se ele é tão extremo assim?
    Agora falar que jogou merda no ventilador? como assim?Não entendi? Um profissional que teve aqui a única oportunidade, uma emissora que o recebeu de braços abertos sem nunca ter se quer nenhum preconceito a seu respeito por ser ainda um iniciante na area e sobre o estilo que apresentaria na emissora,pois nosso slogan ja diz tudo "Chega de Bunda Music" nós somos hoje uma das 100 mais ouvidas no mundo e muito respeitada pelo cenário underground.
    Montar uma rádio web? ou um blog sei la oque todos podem! mas ter a seriedade de valorizar os meios por sua verdade e qualidade,são poucas.
    Estão todos convidados a conhecer melhor a emissora antes de dar credibilidade a quem não tem.
    O extremo pra mim é não ir ao extremo de ser o que não é! e falar mau de algo que foi tão importante
    ao seu curriculum até mesmo hoje poder citar a MkkWeb Rádio sempre que precisa,não é estranho?.
    O que posso nesse momento é lamentar uma mente tão pequena para o crescimento não só do metal
    e sim da verdaeira cultura musical do país.
    Obrigado! Boa Sorte e estamos a vossa disposição.
    OBS: a MkkWeb Rádio tem sim espaço para o Metal Brasileiro, se não fosse o Metal Storm não estaria se quer na grade da emissora.
    Markko Mendes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Markko, obrigado por comentar, fica aqui registrada sua resposta! Continue com este excelente trabalho a frente da MKK,e boa sorte na sua jornada.
      Estamos a disposição, abraço!

      Excluir