quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Tributo ao falecido guerreiro Laércio Lord (10/08/2013) em Sarandi - PR

Por Renato Nascimento e João Martioro: Desde seus primórdios, a banda Holder sempre honrou o metal extremo, deixando rastros de brutalidade por onde quer que passassem, sempre com muita humildade e ideologia. Mas este monstro do metal extremo está gravemente ferido, o grande guerreiro Laércio Lord se foi, deixando uma ferida que nunca será cicatrizada, não só no Holder, mas nos corações de seus familiares e também dos reais apreciadores do trabalho da banda.
Para homenagear este grande guerreiro que se foi, nada mais justo que uma celebração ao seu legado, celebração esta que ocorreu majestosamente no dia 10/08/2013, em Sarandi - PR.
Logo ao chegarmos, nos deparamos com um ambiente extremamente organizado, tudo parecia estar em seu lugar, desde a segurança até a iluminação e equipamento de som, e foi o que realmente concluímos ao decorrer do evento.
O evento se iniciou com um vídeo, que continha fotos de diversas fases da vida do guerreiro Laércio Lord, momento que conseguiu emocionar a todos, com toda certeza. Após um trecho do vídeo, subiu ao palco um companheiro de longa data de Laércio, João Bala, que fez um breve discurso, enfatizando entre saudosas memórias e momentos, o lado genial de Laércio como músico e também o lado humilde e simples dele como amigo. Outra parte do vídeo foi exibida e então aconteceu o momento mais emocionante daquela noite; subiram ao palco a irmã e o sobrinho do Laércio, que trouxeram com eles, além do contrabaixo do falecido guerreiro, muitas lágrimas e palavras, que não só expressavam saudades e tristeza, mas também perseverança, dando (ao meu ver) oficialmente o aval dos familiares para que os guerreiros do Holder sigam em frente com força total.
Logo após este momento de lembranças emocionantes, subiu ao palco a primeira banda deu inicio às apresentações da noite.

 A banda Fé, Força, Ataque e Resistência, que pratica um som na linha Punk/HC, nos brindou com um repertório enérgico, tocando além de sons próprios, dois covers da banda Cólera, gostaria de ressaltar o som "Não toque no meu corpo sem a minha permissão", que abordou um tópico interessante, relacionado a violência contra a mulher.
As apresentações sub-sequentes foram das bandas: Desgraceria, Distanasia e Agonia, que nos brindaram com repertórios brutais e que conseguiram manter os presentes empolgados todo o tempo. Como era de se esperar, por causa da quantidade de bandas que se apresentariam naquela noite, foram sets bem curtos, mas que com certeza conseguiram mostrar todo o potencial destas bandas.
Tragedy Garden

Subiu então ao palco a banda Lords of Steel, do irmão do Laercio, o saudoso Roberto Pinheiro, que nos recebeu com uma humildade tremenda naquela noite e se disponibilizou a ajudar no que fosse necessário em relação a cobertura que estávamos fazendo do evento. A banda tocou clássicos do Heavy Metal e conseguiu agradar os presentes, apesar de alguns errinhos, o que é extremamente natural. O baixista Marcos (também Hyncypyt), nos disse que a banda estava a ensaiar sons próprios,  então podemos esperar mais uma promissora banda aqui na região, com toda certeza.

Infelizmente não conseguimos contemplar as apresentações da forma que gostaríamos, pois nos fizemos presentes no tributo ao Laércio também para tratar de outros assuntos (organização de eventos e lançamentos com a horda Nephilim), e acabamos por perder a apresentação da banda Inner-Self (Sepultura Cover), mas nos informamos a respeito da performance, e era unânime que tinha sido uma apresentação excelente. Conseguimos chegar a tempo para ver o final do set do Hazy Hamlet, e pudemos presenciar todo o profissionalismo da banda, além da ótima timbragem dos demais instrumentos, o som da guitarra de Julio Bertin merece destaque , estava com um timbre sensacional.

Para nossa sorte, conseguimos acompanhar a apresentação inteira do Hyncypyt, que mostrou-nos uma aula de som pesado, com o baterista Maurício dando um show a parte, tocando bateria e cantando de uma forma muito coesa. A Hyncypyt se ergueu das cinzas da extinta banda Awake, e apresentou um set bem interessante, com passagens extremamente técnicas durante as músicas. Destaque para o som "Ascensão à Decandência". Gostaria de destacar também o baixista, Marcos Dismal, que mostrou uma personalidade tremenda ao tocar, usando em alguns momentos acordes no estilo do Steve Harris  (Iron Maiden), mas não se limitando a isso, se utilizando também  de vários outros recursos para complementar a sonoridade do grupo, sem dúvida uma excelente banda.

É necessário destacar também a apresentação do Tragedy Garden (de Colorado - PR), que tornou a atmosfera do ambiente extremamente densa com seu funesto Doom Metal, era evidente a influência de Paradise Lost em seus tempos áureos, mas com certeza a banda vai além, possui uma sonoridade bem própria. Destaque para o som "Enemy Time" e para o cover de "Eternal" do Paradise Lost. Estão de parabéns.

E então chegara o momento mais esperado do evento, sobe ao palco o Holder. Estávamos ansiosos para assistir a performance do novo baixista, o guerreiro Antonio Costa (ex- Ophiolatry, atual Corpse ov Christ). Conversamos com ele durante o evento, e apesar do fato do mesmo só ter ensaiado uma vez com a banda, Antonio se mostrava tranquilo e sereno.
Holder
O Holder logo que subiu ao palco, contou com a participação dos guerreiros Nene Trevax, Bene e  Marcos Dismal no contrabaixo, que tocaram sons dos primeiros trabalhos da banda, os guerreiros tocaram com emoção, e honraram o posto do falecido Laércio. Vale destacar, antes de mais nada, que as baquetas foram muito bem assumidas por Gilson, que inicialmente era o vocalista do Holder, e agora ocupa a função de baterista na banda, deixando os vocais a cargo do guitarrista Luzmar Barba, que possuí um excelente vocal gutural também. Após as participações especiais, subiu então ao palco o novo membro do Holder, Antonio Costa, que assumiu a complicada tarefa de substituir Laércio. Foi quando começaram a aparecer os sons novos, os primeiros foram "Serpents of Fire", "Race Lower" e "Manifestation", sons que mostraram que o Holder continuou a evoluir suas composições. O grande diferencial dos sons novos foi o trabalho em cima das partes rítmicas, as músicas novas estão cheias de passagens intrincadas, o que deu um ar de grande sofisticação ao som brutal da banda. O baixista Antonio tocou discretamente, mas acompanhei atentamente sua performance durante a apresentação, e concluí que o mesmo tocou de uma forma extremamente coesa e segura, de maneira alguma parecia que ele tinha ensaiado apenas uma vez com a banda, com certeza isso é reflexo de sua vasta experiência dentro do underground. O Holder continuou destruindo, e os sons novos com certeza agradaram a todos, é certo que podemos esperar uma aula de Brutal Death Metal no novo album da banda (mais informações na entrevista que o guitarrista Luzmar Barba nos concedeu). Após uma performance de cerca de uma hora, o Holder encerrou sua apresentação com "Morbid Hell", música que se tornou o primeiro vídeo da banda, e merecidamente está sendo aclamada pelos reais apreciadores do som underground de nosso país. O Holder saiu do palco ovacionado, e deixou o velho "gostinho de quero mais" nos presentes, mostrando a importância da banda para nosso cenário extremo. Com certeza  Laércio Lord fará muita falta, mas é preciso seguir em frente, e com certeza a pessoa certa para trilhar ombro a ombro com o Holder nesta jornada é o guerreiro Antonio Costa. Vida longa ao Holder!
Hurtgen

Após a apresentação do Holder, para fechar com chave de ouro este emocionante tributo ao Laércio, subiu ao palco o Hurtgen. A legião Hurtgen vêm se destacando cada dia mais, e o profissionalismo e compromisso de seus integrantes é de espantar, todos se portaram como reais demônios no palco, tocando de uma forma impecável os ótimos sons da banda. Os sons da legião são extremamente técnicos e cheios de passagens complexas, mas são reproduzidos com facilidade pelos membros do Hurtgen, o que realmente impressiona. Tocaram sons do (excelente) EP, "Opressors Dressed in White" e também duas músicas novas, que com certeza seguem o elevado padrão de qualidade da banda. O Hurtgen hoje é uma das bandas mais promissoras do cenário nacional, e com certeza possuem um futuro brilhante.

Então é isso, para encerrar gostaríamos de agradecer ao saudoso Roberto Pinheiro, pela cordialidade e humildade e ao pessoal das bandas, que nos cederam gentilmente as fotos que usamos na matéria. Vida longa e próspera ao underground nacional!

Fotos por: Coelho Roesler (foto do Hurtgen), Peter Kelter (foto do Holder).


Um comentário:

  1. Gostaria de ter presenciado esse momento de tributo e honra !!!!!! excelente matéria !!!

    ResponderExcluir